quinta-feira, janeiro 31, 2008

É hoje!




Capitalismo Criativo


"Temos de encontrar uma forma de fazer com que os aspectos do capitalismo que servem às pessoas mais ricas sirvam também às pessoas mais pobres", disse ele na reunião anual do Fórum Econômico Mundial. "Gostaria de chamar esta idéia de capitalismo criativo."
-- Bill Gates, no Fórum Econômico, em Davos.
Fonte: Reuters Brasil

Enquanto isso, a Intel fez uma lista com as 150 pessoas mais influentes em Tecnologia nos últimos150 anos e ele ficou em 31o. lugar, atrás dos dois carinhas que fundaram a Google e do Steve Jobs (da Apple).

Me diz se você concorda: o cara já mudou o mundo uma vez desenvolvendo software e fazendo com que uma plataforma de computadores (os PCs), at’e então ignorada pela IBM, se tornasse, nos dias de hoje, (quase que) item obrogatório em todas as casas (e escolas). O cara tem tudo para mudar o mundo de novo, com as ações de combate à probreza e acesso à educação e saúde da sua Fundação bilhardária. 31o. lugar não tá pouco não?

PS: Não é porque o cara é o patrão não, mas eu acho que ele manda muito bem. Muito mais do que os dois nerds da Google…

terça-feira, janeiro 29, 2008

LOST – O Último "Missing Pieces"

A gente comentou nesse post aqui sobre os Missing Pieces, videozinhos de 2min que a ABC estava fazendo para aliviar a abstinência de LOST durantes esse longo e tenebroso inverno que começou em Maio e acaba na próxima Quinta (mesmo quem não está nos EUA pode assistir pela Internet).

Esse aí embaixo é o último dos Missing Pieces, intitulado “So it begins” (“E assim começa”) e, ao contrário dos demais, ele mostra uma coisa que ninguém imaginava, ou pelo menos eu não imaginava. Será que ele (quem aparece no video) está vivo? :-)



Para quem não entende inglês, segue a tradução:
A gente vê a floresta sob a perspectiva de alguém caminhando no meio dela. Pelo barulho da respiração dá para concluir que é Vincent, o cachorro do Walt. Ele passa por uma mala aberta e a cheira. Ele ouve um assovio e logo depois aparece quem assoviou: é Christian, o pai do Jack, morto em Sidney e cujo corpo estava sendo transportado de volta a LA no avião.

[Christian:] Oi, vem aqui, vem aqui. Bom garoto. Vem aqui, vem aqui. Bom garoto. Sim. Eu preciso que você vá procurar o meu filho. Ele está ali na frente, na floresta de bambús, inconsciente. Eu preciso que você acorde ele. Ok? Vai.

Vincent sai correndo.

[Christian:] Ele tem trabalho a fazer.

A gente então vê o Jack na cena de abertura do primeiro episódio.

LOST!

segunda-feira, janeiro 28, 2008

Snowed in, again…


Começamos a semana com uma neve daquelas, que cobriu tudo e mais um pouco. As aulas no nosso distrito escolar foram cancelados, o lixeiro (que passa toda Segunda) não passou e eu e a Kelly estamos trabalhando de casa ou, como se diz na Microsoft, “telecommuting”… Viva a tecnologia! :-)

E o progonóstico para os próximos dois dias é de mais neve e chuva…

I Know Who Killed Me


Esse final de semana eu e a Kelly assistimos a “I Know Who Killed Me”, com a Lindsay Lohan e Julia Ormond. Muito bom filme de suspense, na linha do Silêncio dos Inocentes.

A Lindsay Lohan, a propósito, está cada vez mais entrando na minha lista de atrizes que, se o filme é com ela (e não é de tema adolescente), vale a pena assistir (se você ainda não assistiu, assita Georgia Rule, também com ela). Apesar de ser uma porraloca doidona na vida real, na telona ela manda bem para caramba, desde criancinha para a falar a verdade (assista Parent Trap se você ainda não viu – a Letícia já assistiu umas 287 vezes…).

Fica aqui a dica…

Encontro com o presidente da MS Brasil


Essa semana que passou a gente (digo a comunidade de brasileiros aqui da Microsoft), teve a chance de se reunir com o Michel Levy, o General Manager (o presidente) da Microsoft Brasil, que veio a Redmond para a revisão de meio de ano (o ano fiscal da MS começa em Julho) com os líderes da empresa.

A reunião girou em torno da iniciativa dos blogs dos brasileiros aqui na Corp. (iniciativa que rendeu o meu outro blog), mas ele deu também um update de como está a MS Brasil em relação ao cenário mundial de software. Ele falou das iniciativas de cidadania da empresa na área de Educação, falou (é claro) da pirataria, mas o que me chamou mais a atenção na reunião foi a informação da resistência forte das instituições governamentais aos softwares da empresa.

Em tempo: você sabia que o Brasil é o país que mais tem jente usando o MSN Messenger?

quinta-feira, janeiro 24, 2008

Aniversário


Hoje a nossa querida sobrinha Maria Luísa completa seu primeiro ano de vida.

Parabéns Malu!

Dos seus tios e primos de longe...

Inovação



Uma bicicleta que filtra água…

Boa idéia para o NE do Brasil.

quarta-feira, janeiro 23, 2008

Milestone


Esse aí embaixo foi o post de número 500 do Nossa Vida por Aqui... !

Como diz o aquele político: “não é nada, não é nada… não é nada mesmo”. Mas a gente achou que valia a pena mencionar… :-)

Fotos II – Neve

Esse inverno tem nevado mais (quase toda semana desde meados de Dezembro), porém em menos quantidade que no ano passado. Mas semana passada foi uma exceção, pois de Segunda para Terça caiu umas boas 5 polegadas, dificultando o trânsito e atrasado o horário de início das aulas.

Aproveitamos para tirar umas fotos na neve enquanto a garotada esperava pela chegada do ônibus escolar: clique aqui.

Fotos – I

Fotos de um passeio no parquinho dentro do condominio, includindo a primeira vez que o Gabriel brincou no balanço: clique aqui.

O passeio também rendeu um videozinho:


segunda-feira, janeiro 21, 2008

13 Anos


Hoje faz 13 anos que a nossa família começou de verdade, ou pelo menos começou no papel, já que pode-se argumentar que na verdade ela começou mesmo há quase 20 anos, quando a Kelly resolveu que valia dar uma chance para um carinha magricelo e cabeludo que atendia pelo apelido de “Macarrão” (faz tanto tempo que parece que foi em outra vida).

Hoje, 13 anos depois do meu pai ter descido a escada do Fluminense Futebol Clube de carro (a festa foi boa, a saída do estacionamento do clube era difícil de achar, estava escuro, etc..), eu posso dizer que tenho muito, muito orgulho da família que construímos. Ou que estamos construíndo, um pouquinho a cada dia.

Parabéns para nós, minha querida amiga, companheira e amante! Te amo hoje mais do que nunca!

“Amo-te afim, de um calmo amor prestante,
E te amo além, presente na saudade.
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.”

-- Vinicius de Moraes

Spirit Cheer


Imagina um enorme salão de um centro de convenções com centenas (não estou exagerando, centenas) de meninas entre 7 e 14 anos, de roupinha brilhante, bastante maquiadas, lacinho na cabeça e pulando para cima e para baixo. O técnicos(as) super bem arrumados, de terninho e tudo, no melhor estilo Vanderley Luxemburgo. As meninas (e alguns meninos), passam o dia inteiro (sim, o dia inteiro) aguardando, treinando, aquecendo, retocando a maquiagem, treinando mais um pouco, em suma, se preparando para os 3 minutos em que elas vão dançar (a Letícia diz que não é dançar, é perform the routine…) e brigar pelos pontos, com a mesma garra como se estivessem lutando pelo ouro olímpico.

O que eu estou descrevendo para vocês foi o nosso grande compromisso para esse final de semana passado (e para a maioria deles daqui até mais ou menos Abril): a primeira competição oficial de cheerleading da Letícia, o Spirit Cheer, que aconteceu em Tacoma, WA (1 hora lá de casa mais ou menos).

O time delas, o Connect Cheerleading, ficou em segundo lugar na categoria em que competiu. Nada mal para a estréia, onde parece elas tiveram que mudar o que iam apresentar na última hora pois alguns movimentos não eram permitidos.

Vamos colocar todas as fotos (e um filminho) da competição aqui, assim que der.

Go Connect!! Go Letícia!!

Livro


Esse final de semana eu acabei de ler Extremely Loud and Incredibly Close do Jonathan Safran Foer (em portunguês o título é a tradução literal: Extremamente Alto & Incrivelmente Perto). E como todo livro bom que eu leio eu coloco a recomendação aqui, esse definitivamente não podia faltar aqui no blog. Excelente livro.

A estória é contada por Oskar, um menininho de 9 anos, mas extremamente precoce, que sai numa jornada por toda Nova York em busca de uma fechadura para uma chave que ele encotra nos pertences do pai, morto no acidente de 11 de Setembro.

Misturando a “aventura” do menino com revelações do passado de sua família, a estória é, como direi, encantadora.

Fica aqui mais uma dica.

quinta-feira, janeiro 17, 2008

Que venga el toro

(clique na imagem)

2008 começou agitado, pelo menos aqui no trabalho. Como aqui não tem carnaval (infelizmente!), o ano realmente começa na primeira segunda-feira de Janeiro e não na primeira segunda-feira depois do carnaval.

Mas tá beleza, melhor assim do que o contrário - e de trabalho a gente não pode reclamar nunca. E quem já matou um dragão por dia no passado (numa empresa em que eu ADORAVA trabalhar, mas que arrancava o couro da gente), matar um por semana não é nem tão mal assim. Mas essa semana o dragão deu trabalho…

Quem venga el toro, pero en bifitos por favor… :-)

PowerPoint


Você é um Information Worker e usa o PowerPoint no seu dia-a-dia? Não estou falando daquelas apresentações xaropadas, SPAMs de marca maior, que todo mundo recebe por email, aquelas do tipo Jesus-te-ama ou com paisagens de pôr-do-sol e mensagens de otimismo (essas eu nem abro, que fará criá-las). Estou falando de apresentações profissionais.

Se você é (eu também sou), dá um pulo lá no meu outro blog e vê o post novo que tem lá. Acho que vai te interessar…

Abraços.

segunda-feira, janeiro 14, 2008

Baby Shower da Lara


A Lara, filha dos nossos queridos amigos Heitor e Ira (foto), está chegando na area mais ou menos no final de Março e nesse final de semana a Kelly organizou lá em casa o chá de bebê dela.
Seguem as fotos: clique aqui.

Nevou canivete


Em tempo: sábado passado nevou canivete (se não existia essa expressão eu acabei de inventar), em Green Bay, Wisconsin, e o Seahawks levou uma saraivada do Packers (42 a 20). O Super Bowl fica para o ano que vem… :-(

Brasil, ame-o ou deixe-o


Teve um(a) leitor(a) aqui do blog que deixou um comentário nesse post aqui dizendo que “O que não gosto de ler é vc morando aí e apontando os defeitos daqui!!! AMERICANIZAR SIM!!!Se tornar um ANTI-BRASILEIRO NÂO!!!” e me fazendo um apelo: “NÃO FALE MAL DO NOSSO BRASIL!!!!!” .

Para começar, eu queria agradecer pelo comentário, apesar de anônimo, pois além de adorarmos debater idéias, não é sempre que nossos leitores nos agraciam com a sua opinião - comentário aqui no blog não é muito comum não … :-) Obrigado!!

O objetivo do meu post era para falar que, quando você se permite, você se insere em qualquer cultura de qualquer país. Até no Afeganistão do Caliban. Pelo menos naquele post, eu não estava falando mal do Brasil. Mas eu acho que a condição de expatriado não me tira o direito de falar o que eu acho que está errado com o NOSSO país. Nosso porque eu ainda sou, e sempre serei, brasileiro.

Seria meio que hipocrisia eu dizer que o nosso país é o paraíso na Terra, com praias lindas e montanhas maravilhosas, a melhor culinária do mundo, sem falar no cancioneiro e na beleza da mulher. Mas na hora de morar aí, pagar imposto, fugir do ladrão e ser roubado pelo governo, eu preferir ficar aqui. Hipocrisia seria permitir que o distanciamento me impedisse de ver os dois lados da moeda. O lado que me faz ser orgulhoso, mas também o lado que me fez resolver ir embora. Como disse um colega de trabalho brasileiro, quando debatíamos esse assunto, o lado que me fez “desistir da batalha”.

Ou é ser anti-brasileiro achar um absurdo:

- Que o Renan Calheiros tenha sido absolvido 4 vezes depois de estar na cara que ele era culpado de corrupção.
- Que depois de tudo o que o Collor fez, não só ele não foi preso, mas se elegeu de novo!
- Que existe no Poder Legislativo a instituição do Mensalão.
- Que o PT, que sempre posou de porta-bandeira da honestidade e da dignidade, seja tão ladrão e corrupto quanto o PFL.
- Etc, etc,… milhões de etc…

A dicotomia do “Brasil, ame-o ou deixe-o”, propaganda da Ditadura Militar no período mais rígido dela, não se aplica aqui. Até porque quem vive fora dele, mesmo que numa temporada, já “o deixou”. Mas não quer dizer que deixou de amá-lo.

Termino esse post agradecendo de novo o comentário (por favor faça outros, muitos outros) e dividindo com vocês uma frase do Tom Jobim: “O Brasil não é para principiantes”.

sexta-feira, janeiro 11, 2008

Go Seahawks!

Amanhã tem o próximo jogo do Seahawks (futebol americano) e dessa vez eles encaram o Green Bay Packers, um dos fortes candidatos ao título.

Tem quatro ano seguidos que o Seahawks manda bem no campeonato, leva o título da divisão Oeste e vai para os playoffs. A torcida, grande e animada, é considerada como o “12o. homem” do time (como no futebol, no futebol americano a linha também é composta de 11 jogadores).

A euforia é tanta que, no cartão postal da cidade, o Space Needle, nessa época do ano eles colocam uma bandeira com o número 12 no topo.


Go Seahawks!!

Happy Friday - Nós na Fita

Para terminar a semana com bom humor e alto astral… :-)

Nós assistimos o show desses caras no começo da carreira deles, pois a Letícia tinha uma amiguinha na escola, cujo pai era também pai de um deles (o magrinho, o Marcus Melhem).

Aviso para quem se incomoda: tem palavrão.


A Primária do bebê


O processo politico americano tem o conceito de “Eleições Primárias”, onde mini-eleições são feitas em diversos estados para que os partidos politicos resolvam que pré-candidato vai apoiar para ser o candidate oficial na eleição nacional. Essa semana tiveram duas: o Obama ganhou uma e a Hilary ganhou a outra, entre os democratas.

Mas o fotógrafo americano Darren Garnick achou outro jeito de medir a popularidade dos candidatos. ELe levou a filha Dahlia, de 5 meses, para tirar fotos com eles e deixou a menina ser o “termômetro” (sorrindo, séria, chorando) da popularidade dele. As fotos ele publicou aqui.

Pelo que as fotos indicam, parece que o próximo presidente é Democrata mesmo…

quinta-feira, janeiro 10, 2008

55 filmes


O título desse post poderia ser “55 filmes que eu provavelmente não vou ver no cinema em 2008”, já que quem tem garotada em casa raramente vai no cinema que não seja para ver filme da Disney/Pixar, da Dreamworks ou da saga do Harry Potter.

Mas se você é cinéfilo, esse site aqui lista os 55 filmes que vão ser lançados em 2008 e que você não pode vai querer perder. A lista aliás é boa. Eu, pelo menos, gostaria de ver:

- Be Kind Rewind, com o Jack Black (School of Rock) e dirigido pelo Michel Gondy(Eternal Sunshine…)
- The Other Boleyn Girl, com a Natalie Portman e a Scarlett Johansson (filme com uma ja não dá para perder, com as duas então…)
- O Homem de Ferro, aquele mesmo, o dos quadrinhos, com o Robert Downey Jr.
- Speed Racer, onde o Matthew Fox (o Jack, de LOST) faz o papel de Corredor X (o personagem mais cool do desenho…)
- The Chronicles of Narnia: Prince Caspian, a continuação.
- Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull, o quarto filme da saga, com o mesmo Harrison Ford (realmente impressionante, eu sei…)
- Harry Potter and the Half-Blood Prince, o livro 6.
- Angels and Demons, o livro predecessor do Código Da Vinci
- Star Trek, dessa vez escrito e produzido pelo JJ Abrams (o cara que, junto com o Damon Lindelof, criou LOST)

Eu vi no: Favoritos

Comemoração de Aniversário


Seguem as fotos da comemoração do aniversário da Letícia no sábado passado, lá em casa. Foram quase 20 horas de ”festa”, com direito a boliche, pizza, brincadeiras, sleep over e café da manhã mais do que americano no restaurante especializado em panquecas, o IHOP.

Clique aqui.

quarta-feira, janeiro 09, 2008

Contagem Regressiva




LOST-a-holic que se preza está contando os segundos para o retorno do melhor seriado de todos.

Como esse é o caso desse que vos escreve, colocamos na barra lateral aí à direita, entre o arquivo do blog e as categorias, um widget (publicado pelo DarkUFO) com a contagem regressiva para às 9pm do dia 31/01/2008 (Pacific Time), quando LOST reestréia.

OBS: A imagem aí em cima também vai mudar todo dia, mostrando o número de dias e horas, porém ela é diferente daquela na coluna da esquerda pois ela considera o Atlantic Time como fuso horário. :-(

Karaokê

A gente quase não coloca videos, mas hoje vamos colocar dois seguidos.

Esse aí embaixo é da Letícia com as amigas, no sleep over (as amigas dela foram dormir lá em casa) da comemoração do aniversário dela: boliche + pizza + brincadeiras + sleep over + café da manhã no IHOP (International House of Pancakes).

Da, da, da, da… concorda?

Gabriel, num debate acalorado com a mãe, justificando porque ele acha que também podia comer batata frita e beber Coca-Cola.

OBS: O ambiente está um pouco barulhento pois estávamos no boliche, comemorando o aniversário da Letícia com as amiguinhas dela.

segunda-feira, janeiro 07, 2008

Não tem tempo para ver LOST?

Tudo o que você precisa saber sobre LOST para acompanhar a quarta temporada em 8 minutos e 15 segundos. Mas eu recomendo assistir a todos os 72 episódios. Vale MUITO a pena.

Em inglês.


Fonte: Sedentário e Hiperativo

O Último dia de trabalho do Bill Gates

Esse final de semana o chefão, Bill Gates, o próprio, fez seu discurso no Consumer Electronics Show, o último na posição de Chairman da Microsoft, já que ele se aposenta no meio do ano para se dedicar em tempo integral à sua Fundação. Na palestra ele mostra um videozinho de como sera o último dia de trabalho dele na empresa, no próximo mês de junho.

O video, em inglês, conta com grandes estrelas como Matthew McConaughey (como seu personal trainer), Bono Vox (O Bill pede para entrar no U2, no lugar do The Edge), Stephen Spielberg (ele quer fazer um filme), George Clooney e até a Hilary Clinton e o Al Gore (ele quer ser candidate a vice na chapa democrata), além de alguns dos executivos principais.

Muito engraçado, o video, além de uma brincadeira do Bill com a platéia, mostra um pouco da cara, do jeito e do ambiente que a gente acha na empresa. Segue o video (Atenção: se o audio não aparecer, mexe no controlezinho de volume, o triangulozinho deitado no lado inferior direito):

sexta-feira, janeiro 04, 2008

“Carmem Mirandando”


Ou
Disseram que eu voltei fiquei americanizado

No passado, eu já ouvi várias vezes nas conversas entre brasileiros expatriados, muitas vezes da minha própria boca, coisas do tipo “você vai sempre ser um estranho no ninho, um imigrante”, ou, numa afirmação mais forte, “você nunca vai perder as suas raízes”.

Da primeira eu discordo. Com exceção do sotaque, acho que com o tempo qualquer imigrante pode se misturar à cultura do país onde vive. 100%. Invariavelmente.

A segunda pode até ser verdade, até certo ponto, mas só até certo ponto. E explico (é claro), ou melhor, exemplifico.

Exemplo número 1: esse ano foi o primeiro, desde pelo menos 1993, que eu não comprei (ou pedi para alguém mandar) o CD das Escolas de Samba do Grupo Especial do RJ. Tradição que não podia ser quebrada, todos os anos eu fazia questão de ouvir e aprender os sambas. Esse ano, não sei porque, não tive essa vontade. Quando a minha mãe perguntou se eu queria que ela mandasse, eu falei que não precisava…

Exemplo número 2: eu acompanho assiduamente, sempre que a dupla jornada de trabalho (3 filhos!) permite, as ligas de baseball e football americanas. Gosto mesmo de assistir ao Mariners e ao Seahawks, esse último uma paixão mais recente, que está mandando bem e jog amanhã o primeiro jogo dos playoffs. E eu não me lembro, pelo menos na minha idade adulta, eu ter tido o mesmo interesse pelos jogos do Fluminense. Ou de ter pensado em levar meu filho ao Maracanã, nos dois anos em que estávamos de volta no Rio (em quase 2 anos de volta eu e Vini fomos no Safeco Field umas 3 vezes).

A moral da estória é que, na minha opinião, a não ser que você não se permita, qualquer um vai aos pouquinhos e até sem querer, se tornando menos “estranho”, menos “imigrante” e mais enraizado na nova cultura, na nova terra. A 20 anos atrás eu era jovem e anti-americano, como todo universitário que se identificava com o partido do presidente-barbudo-vendido-traidor. Hoje eu posso dizer que me sinto muito confortável inserido na cultura do Tio Sam.

É, hoje o dia está para divagações…

(Re)soluções


Se eu fosse fazer uma lista de resoluções de ano novo séria, eu poderia:

1. Prometer pensar antes de falar. E pensar no que os outros vão pensar.
2. Não falar o que penso em TODAS as ocasiões onde eu achar que a minha opinião seja relevante.
3. Não falar mais palavrão (o que ia ser uma foda de conseguir)
4. Prometer baixar meu colesterol (esse eu tenho que conseguir, prometendo ou não)
5. Ser mais duro com a garotada e não dar o beijinho logo depois do esporro. E dizer não, pelo menos algumas vezes, quando eles pedem para dormir lá no quarto com a gente e a gente espalha os colchões deles no chão e fica aquela bagunça no quarto o final de semana inteiro.
6. Ser menos viciado em TV.
7. Não questionar o status quo sempre que possível.
8. Concordar com aquele chefe, mesmo quando ele está errado, só porque ele é chefe.
9. Fazer exercícios.
10. Parar de escrever essas besteiras aqui no blog.

Mas eu não ia cumprir a maioria delas mesmo…

Então minhas resoluções para 2008 são:

1. No trabalho, keep up the good work
2. Em casa, aproveitar ao máximo a minha família e me lambuzar do amor e do carinho deles.
3. Deixar a vida me levar, como diria aquele sábio sambista carioca.

quinta-feira, janeiro 03, 2008

Faltam 4 semanas


Ou 28 dias. Ou 672 horas. Ou 40.320 minutos… ou seja, falta muito ainda…

Reveillon 2007/2008


Seguem as fotos da nossa festinha de Reveillon e da celebração do aniversário da Letícia com os amigos lá em casa.

Clique aqui.

quarta-feira, janeiro 02, 2008

8 Meses hoje…


… e crescendo!

Terminamos um ano com um post de aniversário e estamos começando um novo com outro.

Parabéns Biel!