Aqui e lá
A tia Lenira me trouxe de presente um livro muito bom , chamado “A Cabeça do Brasilieiro”, resultado de uma pesquisa ampla, riqíssima de informações, que tenta montar o perfil do brasileiro comum no que diz respeito a diversas dimensões como: governo, poder econômico, religião, sexualidade e etc. E a conclusão é mais ou menos que, em relação direta com a sua escolaridade, o brasileiro ainda é conservador, preconceituoso e defensor do famoso “jeitinho”.
E uma das coisas que o livro fala é da “compreensão” do brasileiro em geral com a corrupção na política. Não é que a gente esquece o que eles fazem e elege eles de novo, mas a gente aceita que aquela conduta é normal. E eu me lembrei disso essa semana quando li sobre a notícia da renúncia do governador de Nova York.
Aqui o cara renunciou porque descobriram que ele, apesar de casado e com 3 filhos, tinha gasto uma grana com uma prostituta numa de suas viagens à Washington. Apesar de ter vacilado como marido/pai, como governador ele não tinha feito nada de errado. Mas não importa, como a mulher de César, não basta ser honesto, tem que parecer honesto.
Aí no Brasil, o Renan Calheiros come a jornalista, faz um filho nela, paga pensão para ela com dinheiro sujo de corrupção, mas tá beleza e ele sai da confusão sem nenhum arranhão. Afinal de contas, o cara é senador né? E senador pode. Ai não precisa nem ser nem parecer honesto. Tendo grana está perdoado, a gente entende doutor...
E que venham os comentários que eu americanizei e que só vivo falando mal do Brasil…
7 comentários:
Pois é, ainda não consegui terminar de ler "A Cabeça do Brasileiro" porque, toda vez que começo, fico de mau-humor. O livro é cheio de surpresas. Por exemplo, não me espanta que 56% dos analfabetos concordem que programas de TV que fazem críticas ao governo devam ser proibidos, mas 8% das pessoas de nível superior?
O livro é bom, não há dúvida, mas é difícil encará-lo desapaixonadamente.
Caro Escritor,
Sinto que sua percepção ainda permanece diminuida em relação ao pais onde você reside.
Provavelmente o que tem de diferente aí é que a sujeira era tão grande e afetava tanta gente e colocava em risco a imagem do povo americano que por isto o Governador renunciou.
Tal como aqui os problemas são o mesmo. A unica diferença é que nós ainda não reconheçemos nosso real valor e cobramos.
Quando isto aconteçer tenho certeza que você volta a ser meu vizinho.
Abraços saudosos,
Antonio Sergio
Eu não vou nem comentar....rsrsrsr!
tia Lenira aí junto do Marcos,vai ajudar ainda mais a queimar o filme do Brasil!!!!E quem há de melhorar esta imagem???Bjs!!!Tania.
Só para corrigir meu comentário,falei que a tia ia ajudar a queimar o Brasil do Lula e não dos Brasileiros,rsrsr!Tenho dito.BJS!Tania.
Pensando bem o Brasil do Lula é o Brasil dos Brasileiros,afinal foi o povo que o elegeu por duas vezes...É melhor eu não comentar mais este assunto estou me complicando....BY!!!
Eu apenas queria comentar que, corrupção, podridão, semvergonhice, falta de educação, violência, etc. etc.. existe no mundo todo. Cada povo com a sua cultura/educação/formação, não é verdade? Se esse fato do governador de NY tivesse ocorrido na China ou no Japão, ele governador, tivesse que se suicidar ao invés de renunciar?(É a cultura/educação de um povo). Mas, as minhas perguntas são: Será que ele renunciou mesmo ou renunciaram ele? Será que por trás disso tudo não existe uma podridão maior do próprio governo? As coisas podres dai muito pouco são comentadas pelo próprio povo americano, vide a guerra do Iraque, o que voces sabem a respeito? Porque será que a brasileira pivô da denuncia, ficou em uma cela incomunicavel até hoje dia 18,só sendo liberada pelo depto. de imigração nesta data para retorno ao Brasil, será que eles teêm medo de mais denúncias? FICAM AS PERGUNTAS. Beijos e abraços, Roberto.
Muito bom Roberto!!!Valeu!!!Belas palavras.Discordando de vc o Marcos teve a quem puxar,vc é muito inteligente !!!!!Tania
Postar um comentário