quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Henfil

Faria 63 anos na segunda-feira passada (5/2) um grande artista brasileiro e um dos meus ídolos: Henrique de Souza Filho, o Henfil.

Um dos maiores cartunistas de sua geração (senão o maior), o humor do Henfil era um tapa na cara das injustiças sociais, ou como ele mesmo falava “um soco no fígado de quem oprime”. Na época que eu estava engatinhando nas minhas convicções políticas, foi um livro dele que me ensinou muito: Diretas Já. Nesse livro ele fala muito de um líder metalúrgico que ainda ia dar muito o que falar. (In)Felizmente Henfil não viveu para ver que o tal líder até se tornou presidente, mas resolveu colocar o metalúrgico “em coma induzido” e hoje faz mais um governo para as elites.

Um traço da sua personalidade que me encantava (e com o qual me identifico) era a paixão e a energia que ele dedicava aquilo que acreditava ser o certo ou o melhor, estando ao mesmo tempo aberto a mudar de opinião.












Quem quiser saber mais quem foi o Henfil, eu recomendo o livro “O Rebelde do Traço”, do Dênis de Morais . Eu já li (duas vezes) e adorei.

Abraços.

"Eu nunca soube amar. Eu nunca soube amar a cada um. Eu nunca soube amá-los como indivíduos. Eu nunca soube aceitá-los como feios, fracos e lentos. Tragam-me um doente e não chorarei com ele. Mas me mostrem um hospital e derramarei rios e mares. Eu não sei falar e ouvir um homem, uma mulher ou uma criança. Eu só sei fazer coletivo, massa, povo, conjunto. Sou capaz de ser herói, mas não sou capaz de ser enfermeiro. Sou capaz de ser grande, mas não sou capaz de ser pequeno. Eu nunca dei uma flor. Nunca amei uma pessoa. E tenho amor. Dou desenhos, dou textos, escrevo cartas. Sem contato manual, sem intimidade, sem entregar. Por que desenho, por que escrevo cartas? Minha arte é fruto da minha importância de viver com vocês. Um dia, vou rasgar o papel que escrevo, rasgar o bloco que desenho, rasgar até esse recado covarde e vou me melar e besuntar com vocês, tudo com meu grande beijo. Vocês vão me reconhecer fácil: vou ser o mais feliz de vocês."
-- Henfil

Nenhum comentário: