sexta-feira, agosto 25, 2006

Internautas Brasileiros sem Orkut?

Está na Folha de São Paulo hoje. Clique aqui.

Tenho acompanhado essa estória no jornal e acho que o Ministério Público tem razão de ir em cima dos caras, mas esse lance de fechar escritório é meio exagerado. E não vai resolver nada. Fechar o escritório da Google no Brasil não vai evitar nada, pois os servidores estão nos EUA (na Califórnia) e não em SP. Ou seja, quem publica pedofilia ou vende drogas no Orkut vai continuar o fazendo. De dentro do Brasil.

O que eles deviam exigir era realmente um maior controle no Orkut, com uma moderação mais eficiente e um controle mais rígido na criação de perfis e comunidades.

Para quem ainda não teve tempo de se interar da questão: o MP de SP exige que o Orkut forneça a lista de IPs (tipo o número de identidade do usuário na internet) das pessoas responsáveis pelas comunidades no Orkut que são acusadas de pedofilia e outros crimes, como venda de drogas.

A filial do Google no Brasil diz que não tem esses números, já que eles ficam nos computadores da matriz da empresa, em Mountain View, na Califórnia, EUA. Acontence que lá existem leis locais que protegem esse “anonimato”. Ou seja, os caras não querem, e não tem obrigação, de dar essas informações. Ao que parece, o Google prefere reduzir ou acabar com o Orkut no Brasil do que abrir os endereços de IP.

Em tempo: segundo essa matéria da Folha, de 80 a 90 por cento dos usuários do Orkut são do Brasil.

Abraços.

Nenhum comentário: