segunda-feira, agosto 27, 2007

A Fortaleza


Eu não a conhecia muito bem, pois nunca troquei muitas palavras com ela. Mas sempre ouvi dizer que ela tinha sido uma heroína. Quem olhava não dizia, e podia até duvidar.

Tinha a estatura de uma criança de 10 anos e uma timidez que a fazia baixar levemente os olhos quando tirava fotos. Não parecia aquela fortaleza toda. Mas era. Tinha enviuvado e vindo do interior para a cidade do Rio de Janeiro com nove filhos e criado todos e cada um deles sozinha, na luta. E o resultado dessa jornada a gente via quando conhecia por dentro a família, de cujos nove filhos vieram dezenas de netos e muitos bisnetos. Era o exemplo vivo de que fortaleza tem a ver com resistência e não com poder e força.

Vó Darcília** fica na memória pelo exemplo do que foi para todos. Como disse Leonardo Boff,”os mortos são apenas invisíveis, mas não ausentes”.

Abraços.

** A avó materna da Kelly.

Um comentário:

Anônimo disse...

Para quem leu Harry Potter, sabe que a força que ele tem, vem do amor que recebeu quando sua mãe deu a vida dela por ele.
Acho que a força, a amizade e alegria que a nossa família tem, vem de toda a dedicação da vó Darcilia por nós, que foi pai e mãe dos filhos e um exemplo de vida para os netos.
Obrigada vó por tudo!!!

Beijos,

Keilla

PS.: Obrigada Marcus por este post!!