sexta-feira, agosto 10, 2007

Quando me ufano do Brasil


Eu já fui assim, mas hoje resisto muito a idéia do “Patriota apesar de tudo”, aquele da musiquinha “com muito orgulho, com muito amor”. Muito orgulho de que? Da nossa classe política? Da nossa sociedade injusta que cultua a Lei do Gerson acima de tudo? Do nosso espírito lúdico e otimista mas que não protesta nada, apesar de tudo?

Seria muito ruim se a gente só pudesse bater no peito com orgulho para dizer que temos o melhor time de volei do planeta. Ou o melhor time de futebol. Ou a maior festa popular (o que nesse caso é a mais pura verdade). Ainda bem que não é. Como hoje.

A Microsoft anunciou hoje os vencedores da Imagine Cup 2007, uma competição de nível mundial patrocinada pela empresa com o objetivo de promover idéias criativas no campo da tecnologia. Idéias que vão mudar o mundo amanhã. E os representantes brasileiros na competição levaram um primeiro lugar (na categoria Embedded Development) e um terceiro lugar (na categoria Short Film).

Num país onde menos de 1% da população chega à universidade e o incentivo governamental para pesquisa é insignificante, isso é uma conquista tão bonita quanto a da Jade no Panamericano. Não é para qualquer um. Parabéns para eles (que ganharam) e parabéns para nós, que somos um povo que apesar de tudo, quando tem a oportunidade e a vontade, chega lá.

Abraços.

Nenhum comentário: