Iniciativa
No mundo existe gente de vários tipos e jeitos e um modo normlamente divertido de ver a raça humana é dividí-las em duas categorias opostas: as que gostam de LOST e as que ainda vão gostar de LOST, por exemplo... :-)
Não sei porque, mas hoje eu me lembrei de uma outra categoria: a das pessoas que fazem e das pessoas que participam (nada a ver com comercial do Bamerindus, lembra do "gente que faz"?).
As pessoas que fazem são aquelas que normalmente tomam a iniciativa das coisas, dos projetos, das atividades ou seja lá o que for. É delas que vem a “combustão” para as coisas acontecerem, para o produto final do trabalho, seja ele qual for, sair. Em todo grupo tem sempre uma meia dúzia de pessoas que acabam sempre tocando qualquer iniciativa, não é? Esses são os que fazem.
As pessoas que participam são aquelas que adoram ajudar, estão dentro de quase todas as paradas, mas não conte com elas para tocar nada, para encabeçar nenhuma iniciativa. Aliás, essa é a palavra chave: Iniciativa (acabei de achar o título desse post). Essas pessoas precisam de alguém que as diga o que fazer, que as mostre o caminho. Elas não se incomodam de participar, pois gostam muito de fazê-lo, mas não querem a responsabilidade de pensar no plano ou de tomar as decisões.
Coloque essa “lente” nos olhos e olhe ao redor, seja no trabalho, na escola, na família ou no grupo de amigos. Você vai ver o que eu estou falando. Vai facilmente identificar quem faz e quem participa.
Qual a relevância desse post? Nenhuma. E nem acho que se tem que sair por aí rotulando ninguém, mas me deu vontade de escrever e pronto.
Abraços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário