quinta-feira, março 29, 2007

GNO, BNO e a Nhanha Foundation

Como já dissemos antes aqui, temos um grupo de amigos bem animados aqui na região. São umas 10 famílias que estão quase sempre juntas nos fins-de-semana, seja num aniversário, num jantar, num passeio ou só para um encontro informal mesmo.

Como toda comunidade, a nossa já tem uma certa identidade e algumas “tradições”, mesmo que em estágio inicial. Eis aqui algumas delas:

GNO (Girls Night Out): Desde o meio do ano passado, uma vez por mês (mais ou menos), as senhoras do grupo saem para uma noite só delas. Os maridos e as crianças ficam em casa.

BNO (Boys Night Out): Nos moldes do GNO, o BNO é o encontro mensal só dos maridos. As patroas ficam em casa com a garotada (ou normalmente se reunem na casa de uma delas). O BNO e o GNO não acontecem no mesmo dia, pois afinal de contas alguém tem que ficar com a criançada.

Nhanha Foundation: ela nasceu em algum momento dos dois anos e pouco em que nós estávamos no Brasil. Devido às condições do clima, a Nhanha Foundation só opera durante os meses da primavera e do verão, sendo que alguns membros mais audaciosos promovem reuniões durante o outono, e as vezes até no inverno.

O objetivo maior da Nhanha Foundation é apreciar um bom churrasco, feito em casa, numa churrasqueira à carvão. Churrasqueiras à gás, muito comuns aqui nos EUA, não são aceitas pelos gran mestres dessa sociedade quase secreta (Nilo e Cláudio).

Em tempo: é possível comprar picanha aqui nos EUA, incluindo aquela capinha de gordura (cap top sirloin), apesar do açougueiro olhar para você com cara de quem não está entendendo quando você pede para ele NÃO tirar a gordura.

Como vocês podem ver, a galera aqui arruma o que fazer… :-)

Abraços.

terça-feira, março 27, 2007

Urbana Legio Omnia Vincit*

Eu tinha mais ou menos uns 15-16 anos e estava assistindo a um show do Legião Urbana na finada Mamute, danceteria (na época que elas tinham esse nome) na Tijuca. O vocalista da banda, que na época estava começando a ficar famosa, entre uma música e outra solta a seguinte frase para o público juvenil que o assistia: “Ouçam o que eu digo. Nunca ouçam ninguém.” (obs: isso é um ensinamento profundo… daqueles que a gente tem que ter certeza de ensinar aos filhos… quem se prende na antítese da frase não pesca o significado por trás dela). Era a primeira vez que eu via o Renato Russo (e acho que foi a única ao vivo) e foi a partir daí que ele ganhou mais um fã: eu.


Ao contrário do que parecia para muitos, a Legião e suas músicas eram muitos menos protesto (Geração Coca-Cola) e muito sobre mais as divagações do fim da adolescência e o início da idade adulta (vide Quase Sem Querer, Pais e Filhos, Tempo Perdido e muitas outras).

É claro que tinham outras bandas legais no Brasil, mas, na minha opinião, nenhuma foi como o Legião Urbana. E ninguém foi, para a nossa geração, como o Renato Russo.

Mas por que esse post hoje? Porque no dia de hoje, em 1960 (6 dias depois do Senna: clique aqui) nascia Renato Manfredini Júnior, o Renato Russo.

Força sempre!*

"Não queremos ser diferentes, e, sim, que todo mundo tenha o direito de ser como é. Eu não preciso me sentir mal porque não sou igual ao garoto que está no anúncio do iogurte. É você ser sexy, charmoso, com uma certa plasticidade corpórea. Cria-se uma geração de clones. Estes são os anos 90."
-- Renato Russo

* Todos os discos do Legião Urbana tinham três frases nos seus encartes. As duas acima (*) e uma terceira: “Ouça no volume máximo”.

segunda-feira, março 26, 2007

Ironia

Quem acompanha o blog já sabe qual é o nosso seriado de TV favorito (pelo menos o meu, pois a Kelly adora o Grey’s Anatomy).

Pois bem, a data prevista para o nascimento do Gabriel é 23 de Maio. Adivinha quando vai ao ar o último episódio (com 2 horas de duração) dessa temporada de LOST? 23 de Maio!!

Como diria o Mr Eko (personagem do seriado): “Don’t mistake conincidence for fate”… :-)

Salve o inventor do DVR (o recurso da nosso receptor de tv a cabo que permite à gente gravar os programas)!

Abraços.

Rain Check

Os americanos tem uma expressão, rain check, quando querer dizer que não vão poder aceitar determinado convite, mas querem deixar o mesmo em aberto para uma data futura (exemplo: I can't come to dinner Tuesday but hope you'll give me a rain check). O termo foi cunhado no baseball, quando os torcedores recebiam um novo ingresso, caso o jogo fosse cancelado por causa da chuva.

E foi literalmente isso que aconteceu no sábado passado… :-(

Chuvas torrenciais e ventos monsônicos atacaram Sammamish na madrugada de sexta para sábado, fazendo com que o jogo do Vini (e o início do campeonato de baseball infantil como um todo) fosse adiado para o próximo final de semana. Quando rolar, a gente publica as fotos aqui.

Abraços.

quinta-feira, março 22, 2007

Filho de peixe...

Roupinhas (que queremos comprar) para o Gabriel… :-)




Não entendeu? Clique aqui.

Abraços.

quarta-feira, março 21, 2007

Buddies


(Clique na imagem para ampliá-la)
Vini e seus camaradas, Connor e Calvin, colegas de turma e de time de baseball.

Está faltando na foto o Aidan, o quarto mosqueteiro do grupo, que inclusive é o que o Vini se identifica mais.

Abraços.

O melhor dos melhores

Nós já falamos aqui de duas personalidades que eu admiro muito (clique aqui e aqui). Hoje eu vou falar de mais um desses caras, pois no dia de hoje ele completaria 47 anos.

Durante 10 anos (1984 – 1994), acordar cedo alguns domingos do ano era uma obrigação. Eram os dias em que a gente assistia àquele carro vermelho e branco com um capacete amarelo do lado de fora. Os dias em que a gente ouviu 161 vezes o Galvão Bueno gritar “Ayrton Senna do Brasil!” e escutou a hoje imortal Canção da Vitória”.

Quem acompanhava a Fórmula Um com Fittipaldi e depois com o Piquet, encontrou no Senna não só mais um motivo para assistir às corridas, pois era mais um piloto brasileiro de sucesso, mas encontrou também um cara que realmente valia a pena admirar e torcer. Como disse Frank Williams (dono da escuderia com o mesmo nome) no documentário “The Right to Win”, “Senna era um grande homem dentro do carro e um maior ainda fora dele”. Para mim, Senna foi um exemplo a ser seguido. Um modelo de conduta. Literalmente o que a gente pode chamar de um ídolo.

Eu me lembro como hoje o dia 1o. de Maio de 1994 quando o Senna não conseguiu fazer a mortal curva Tamburello (em Ímola, Itália) e bateu de frente com o muro (que estava sem os pneus de proteção). Alguns segundos depois a câmera mostra a cabeça dele tombando para a direita. Era o fim da era do capacete amarelo. E eu e milhares e milhares e milhares e milhares de fãs choramos feito criança.




O capacete amarelo se foi. Tudo que resta agora são as marcas no asfalto e as memórias dos domingos de manhã.

“Meu maior erro? É o que eu ainda vou cometer.”
-- Ayrton Senna

Chegar em Segundo é ser o primeiro entre os que perderam”
-- Ayrton Senna

Parabéns Senna!

Abraços.
PS: Dia 27/3 ainda tem outro desses posts. Quem advinhar quem é ganha um pacote de mariola... :-)

terça-feira, março 20, 2007

Blockbuster Total Access e The Illusionist












A partir de agora vocês vão ver aqui no blog bem mais comentários de filmes, pois a gente entrou no Blockbuster Total Access, um programa dessa locadora onde eles mandam pelo correio um número n de filmes, dependendo do seu plano, que você escolheu pelo site deles. No nosso caso temos 2 filmes de cada vez, sem aquela chateação da data para retorno.


A vantagem deles, sobre o Netflix, que oferece o mesmo serviço, é que depois de ver o filme, ao invés de retornar o filme pelo correio e esperar os próximos chegarem, você pode ir na locadora e trocar por filmes novos. Sem pagar nada.

Então aqui vai mais uma recomendação de filme: The Illusionist (O Ilusionista em português?), com o Edward Norton, na minha opinião um dos melhores (senão o melhor) atores americanos hoje em dia.













O filme conta a estória de um mágico (ilusionista) austríaco, tipo um David Blaine do início do século 20, que usa suas habilidades para re-conquistar a amada e ao mesmo tempo impeder um golpe de estado. Muito legal mesmo.


Abraços.

segunda-feira, março 19, 2007

Fotos













Tem tempo que não tem foto nova no pedaço., não é? Mas hoje a gente vai tirar o atraso… :-)

A primeira leva - clique aqui - é da semana retrasada e traz as fotos de um evento da Letícia na igreja perto lá de casa, parte da preparação dela para a primeira comunhão em junho. Nesse dia as crianças fizeram a sua primeira confissão (first reconciliation).

A segunda leva é dos aniversários dos nossos amigos Lilian e Heitor, que foi uma festa surpresa lá em casa no sábado retrasado: clique aqui.

E finalmente a terceira, do sábado passado, com os nossos atletas mirins: clique aqui.

Já há algumas semanas nossos sábados são cheios de atividades esportivas, primeiro com os treinos de baseball do Vinicius (às 9:00) e depois com a natação da Letícia (às 11:30). No treino do Vini desse sábado foram distribuídas as camisas dos times, incluindo o nosso – o Eastlake Dodgers (em referência ao L.A. Dogders, o time profisssional). Como o papai aqui é assistant coach (assistente técnico), eu também ganhei uma camisa… :-)

Abraços.

Vinicius












"(…)
Se me perguntarem o que é a minha pátria, direi:
Não sei. De fato, não sei
Como, por que e quando a minha pátria
Mas sei que a minha pátria é a luz, o sal e a água
Que elaboram e liquefazem a minha mágoa
Em longas lágrimas amargas.
(…)
Tenho-te no entanto em mim como um gemido
De flor; tenho-te como um amor morrido
A quem se jurou; tenho-te como uma fé
Sem dogma; tenho-te em tudo em que não me sinto a jeito
Nesta sala estrangeira com lareira
E sem pé-direito.
(…)
Pátria minha... A minha pátria não é florão, nem ostenta
Lábaro não; a minha pátria é desolação
De caminhos, a minha pátria é terra sedenta
E praia branca; a minha pátria é o grande rio secular
Que bebe nuvem, come terra
E urina mar.

Mais do que a mais garrida a minha pátria tem
Uma quentura, um querer bem, um bem
Um libertas quae sera tamen
Que um dia traduzi num exame escrito:
"Liberta que serás também"
E repito!
(…)
Não te direi o nome, pátria minha
Teu nome é pátria amada, é patriazinha
Não rima com mãe gentil
Vives em mim como uma filha, que és
Uma ilha de ternura: a Ilha
Brasil, talvez."

-- Trechos de Pátria Minha, de Vinícius de Moraes. Clique aqui para ler o poema todo.

Ontem eu e a Kelly assistimos de novo ao documentário sobre a vida de Vinícius de Moraes (vimos a primeira vez no cinema). O Cláudio, da Lilian, tem o DVD, mas ele é região 4 (aqui nos EUA os DVDs só tocam região 1 ou ALL). A Kelly, no entanto, descobriu um esquema de copier o DVD quebrando essa “proteção”... :-)

Quem ainda não viu não pode deixar de ver. É du ca…

Abraços.

sexta-feira, março 16, 2007

Visual DNA



















Quem você é por imagens: clique aqui. Em Inglês.

Acabando a semana bem light… :-)

Um bom final de semana para todos.

De volta, há um ano


















Hoje faz exatamente um ano que (depois de dois anos e meio de volta ao Brasil) retornamos para Seattle. Podemos dizer que foi um ano cheio. De desafios, incertezas, conquistas, alegrias e muito trabalho.

Abraços!

OBS:Como vocês todos devem imaginar, a figura aí em cima é uma montagem. Nossa chegada de volta aqui no ano passado não saiu no jornal… :-) … essa, e qualquer montagem desse tipo (clipping de jornal), você pode fazer nesse site
aqui.

quinta-feira, março 15, 2007

TubeZoom

Se você perdeu aquele episódio do seu show favorito, ou ainda não conseguiu ir na locadora pegar aquele filme que você queria ver, você tem chance de achá-los no TubeZoom, um diretório de arquivos de filmes e shows de TV. Lá tem os 9 primeiros episódios da terceira temporada do LOST e os 14 primeiros episódios do Heroes por exemplo.

Ao contrário do YouTube, o TubeZoom não armazena os arquivos. Ele só tem o link para os mesmos nos diversos sites que hospedam videos, como DailyMotion, Veoh, MySpace, Google, Bolt e o próprio YouTube.

Abraços.

quarta-feira, março 14, 2007

E=MC2

No outro dia coloquei aqui um post sobre um dos meus ídolos (clique aqui). Hoje vou falar de outro. Na data de hoje, há 128 anos atrás, nascia um cara que, na minha opinião, foi um dos mais feras que já pisou aqui no planeta: Albert Einstein. Não só pela imensa inteligência, mas também pela figura humana que ele era.

Nas palavras do próprio, “o comportamento ético de um homem deve se basear efetivamente na gentileza, na educação e nas relações sociais; nenhuma base religiosa é necessária.O homem com certeza estaria muito mal se a única coisa que o controlasse fosse o medo do castigo ou a esperança de uma recompensa após a morte”.

Mas não pense que ele era um ateu. Além da sua famosa frase, Deus não joga dados com o universo, Einstein definia Deus como um “flautista invisível” e sabia que reconhecer que existe algo de extrema sabedoria e radiante beleza e que é impenetrável a nossa compreensão, esse sentimento, é para mim o centro da verdadeira religiosidade. Nesse sentido, e só nesse sentido, eu me considero um homem devoto”.

Abraços.

“A realidade é meramente uma ilusão, embora seja uma ilusão persistente” – Albert Einstein

Stranger than Fiction

Esse final de semana assistimos em DVD o Stranger than Fiction, uma comédia com o Will Ferrell, Dustin Hoffman e a Emma Thompson. O filme conta a estória de um cara, fiscal do IRS (receita federal americana), que leva uma vida pra lá de chata. Até que ele começa a ouvir uma voz feminina “narrando” tudo o que acontece com ele.

Ele acaba descobrindo que é o personagem principal de um livro que ainda está sendo escrito e que no final do livro ele vai morrer. A autora (Emma Thompson) só não decidiu ainda como. É bem engraçado. A cena em que ele descobre que vai morrer é hilária… :-)

Quem ainda está em dúvida se vale ir na locadora, segue o trailer abaixo:




Fica aqui a dica.

Abraços.

sexta-feira, março 09, 2007

If Tomorrow Never Comes**…



** Se o amanhã nunca vier…

Para acabar a semana numa divagação… :-)

A primeira vez que eu ouvi essa música (do Garth Brooks) foi no primeiro disco solo do Renato Russo, The Stoenwall Celebration Concert. E apesar de não ser muito fã de música country americana (a versão original é country), ela é uma das músicas mais bonitas que eu conheço.

Às vezes pessoas muito importantes vão embora das nossas vidas sem saber o quanto são importantes e o que significam (significaram) para nós. E isso é ruim a bessa. A última estrofe da música sugere que, antes que você não possa mais fazer isso, …

“So tell that someone that you love
Just what you're thinking of
If tomorrow never comes”

Então, sempre que dá, eu tento fazer isso (uma certa noite a Letícia me disse, antes de eu colocá-la para dormir: “Pai, você não precisar dizer isso de novo… você diz isso todo dia!”)

Se você quer ver a letra completa da música clique aqui.

Abraços.

OBS: Domingo que vem minha avó Zelia comemoraria 85 anos se ainda estivesse aqui nessa dimensão. Vó, se aí aonde você está tem internet, esse post vai para você!


Horário de Verão











Começa à zero hora do próximo domingo (11 de Março) o horário de verão aqui nos EUA. Sendo assim, a diferença entre de fuso horário entre Seattle e o Brasil (pelo menos a maior parte do país) passa a ser de 4 horas (a mais para o Brasil).

Com isso vão diminuir um pouco aqueles telefonemas que a gente volta e meia recebe às 4 da manhã… :-)

A propósito, há um tempo atrás a gente postou aqui uma dica de um site que mostra a hora certa em todos os meridianos do globo.

Abraços.

Memórias de Família


Esse é o nome recém inalgurado blog do Sérgio (irmão da Kelly), da Tininha e do Antônio Pedro. Quem quiser dar uma passada lá clique aqui.

Abraços.

quinta-feira, março 08, 2007

Bill Gates no Senado Americano

Ontem o patrão fez um discurso no Comitê de Saúde, Trabalho e Educação do Senado Americano falando sobre Competitividade.

Resumindo o discurso de 15 minutos, ele diz que a geração que hoje se beneficia da liderança econômica dos EUA tem a obrigação de continuar investindo para que essa posição não mude e que as próximas gerações também gozem do mesmo benefício. Para isso, ele sugere 3 medidas para que os EUA mantenham a posição de liderança econômica que tem hoje, principalmente na área de tecnologia:

1. Investir maciçamente em educação, principalmente matemática e ciências;
2. Investir mais em pesquisas científicas;
3. Mudar as leis de imigração, para que as empresas americanas possam recrutar (mais facilmente) os profissionais mais talentosos e capacitados do mundo.

Uma coisa que quem trabalha no mercado de trabalho aqui nota é que, na média, um brasileiro (ou chinês, ou indiano, ou mexicano) que cursou uma boa universidade, tem as mesmas ou melhores qualificações técnicas que um americano. E aqui na Microsoft a gente encontra gente do mundo inteiro pelos corredores (só nós brasileiros somos perto de 200 aqui em Redmond).

Sendo um visionário e extremamente inteligente (senão ele não seria quem é hoje), o Bill Gates já sacou que, se o governo não abrir o olho, daqui há algumas décadas alguém passa a frente dos EUA (como a China por exemplo).

Quem quiser ver o vídeo (em inglês), clique aqui.

Abraços.

Dia Internacional da Mulher















Hoje é o dia das mulheres!

Parabéns para todas vocês, principalmente as duas (maravilhosas) que eu tenho lá em casa.

Abraços!

quarta-feira, março 07, 2007

Wolrdmapper – O mundo como a gente nunca viu


(clique nas imagens para ampliá-las)

O projeto Worldmapper é um esforço conjunto de pesquisadores das universidades de Sheffield e Michigan, que durante o ano de 2006 fizeram 365 mapas mostrando o mundo com os territórtios (algum com mais de um país) e continentes redimensionados de acordo com o assunto que o mapa aborda. O site do projet o é esse aqui: http://www.worldmapper.org.

Não dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras (nesse caso números)? Aqui vão alguns exemplos interessantes:

Riqueza (Renda per capta)


Pobreza


Educação Superior


Gasto com Saúde Pública


Expectativa de Vida


Violência


Gasto Militar


Abraços.

Antônio Pedro









E acabou de chegar na área o mais novo vascaíno: Antônio Pedro, filho do Sérgio (irmão da Kelly) e da Tininha.

Dizem que é a cara do pai, mas o importante é que ele nasceu com saúde, não é? :-)

Brincadeiras à parte, seja benvindo Antônio Pedro! E que você e seus pais sejam muito felizes!

Muitos beijos dos seus tios e primos do lado de cá do equador!

terça-feira, março 06, 2007

2Spare.com

Se você está sem nada para fazer e gosta de informação inútil, você tem que visitar o 2Spare.com, uma coletânea de informações inutéis e engraçadas, normalmente agrupadas no formato “As 10 mais” alguma coisa.

Um dos artigos, por exemplo, lista as leis americanas mais loucas:
- Na California, uma multa de $500 se aplica a quem detonar um dispositivo nuclear em areas urbanas. O mesmo valor se aplica à multa para quem “molestar” borboletas.
- Na Flórida é poribido peidar em público depois das 6pm às quintas-feiras.
- No Arizona, um homem pode bater na mulher, mas só uma vez por mês.
- No Alaska, os cangurus são proibidos de entrar em barbearias.
- Em Connecticut, é ilegal andar para trás depois do por do sol. Antes tudo bem.

E na minha opinião, a melhor de todas: na Flórida, transar com um porco espinho é ilegal.

Divirta-se (em Inlgês).

Abraços.

segunda-feira, março 05, 2007

Shutdown Day















Você conseguiria ficar 24 horas sem usar nenhum computador?

Clique aqui.

Abraços.

Eastlake Dodgers


Esse final de semana começou a temporada de baseball da Eastlake Little League, a liga infantil de baseball aqui de Sammamish. O time do Vini é o Eastlake Dodgers.

O primeiro treino foi sábado, numa área coberta da escola deles, pois estava chovendo. Sábado que vem tem mais treino e o primeiro jogo é no final do mês de Março.

Seguem as fotos: clique aqui.

Abraços.